segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Motos nas calçadas, pedestres nas ruas

Outro dia estava à noite num dos muitos pontos de trânsito da cidade de São Paulo. Vi uma moto tentando cortar caminho usando a calçada como rota. Fiquei indignado. Será que eles não se tocam de que aquele local não é para eles? Claro que sim! É impossível não notarem! Então se eles notam e mesmo assim o fazem são uns grandes egoístas filhos da puta! Continuei desenvolvendo esse pesamento até chegar em casa.

Na manhã seguinte estava indo a pé ao Anglo e, como a quantidade de pedestres pelo caminho é alta, acabei saindo para a rua para cortar caminho... Na hora me senti um hipócrita ridículo. Logo depois percebi que o motoqueiro realmente poderia não ter se tocado do que estava fazendo, assim como eu naquele momento. Agora até posso imaginar os motoristas que passavam na Siqueria Campos pensavam, com sua razão, naquele momento "Será que esse moleque não se toca? Egoísta filho de uma puta!".

Acho que existe uma única diferença entre o que eu fiz e o que o motoqueiro fez. Única, porém bem grande. O motoqueiro ao ir para a calçada punha em risco a vida de pessoas que eventualmente estivessem nela. Ele poderia acertar alguém e ter que arcar com as consequências de sua irresponsabilidade e talvez até distração. Ao ir para rua, punha em risco minha vida e se algum motorista que estivesse passando pela rua, em seu pleno direito, poderia ter me acertado. O motorista teria que arcar com as consequências de uma irresponsabilidade minha, porque normalmente não se culpa o pedestre, por mais imprudentes que sejam, e são.

A verdade é que, por mais que não ocorram acidentes, é muito desagradável andar à calçada com motos nela. E o mesmo vale para pedestres na rua.

Um comentário:

  1. Na Berrini acontece direto!! :(
    Cadê o ícone de jóinha no fim dos posts pra eu clicar?

    ResponderExcluir