segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Banalizações

Outro dia pensei na emoção que contêm declarações do tipo "você não estava comigo fisicamente mas podia te sentir lá...", eu sei que o exemplo não é fácil mas acho que dá pra entender. Pois bem, estava pensando no fortíssimo significado que tem essa frase! E depois até me assustei quando me notei que demorei anos pra realmente pensar na força que deve ter um momento desses. Nunca tive um desse tipo, mas imagino que sentir que alguém esteja com você somente pelo "mundo emocional"(foi o melhor que consegui xD) deve ser algo MUITO forte, incomum e especial. Contudo esse elo raro entre duas pessoas foi banalizado, de tal maneira que vemos tanto em filmes e ouvimos tanto as pessoas falando "ai, durante a prova eu vou estar lá com você!" (OK exemplo totalmente pessoal...) que nos acostumamos com o que deveria ser muito mais "festejado". Ao sentirmos esse tipo de ligação com alguém deveria haver sirenes se acendendo, alarmes tocando, o Silvio Santos apareceria com uma mala com um milhão de reais em barras de ouro, que valem mais do que dinheiro.

Dizer "eu te amo" também caiu na banalização e apesar deste ser mais evidente muitos continuam banalizando-o. Acho que o grande problema do amor é sua indefinição, já que há os que digam que existe amor de amigo, de namorado(a), de família, de cachorro, etc. Mas eu digo que amor é amor, e é igual com todos, quando você ama, você ama, ou quando você começa a namorar uma amiga você muda seu amor de amigo para amor de namorado? Talvez o problema seja que confundimos amor com paixão, ou mesmo tesão, afinal não temos um indicador intermo que nos diga exatamente o que sentimos, o que pode até ser bom pra render alguns parágrafos pra certos escritores sem assunto...(hehe). Também entendo que o amor é o ápice da conexação entre duas pessoas, quando percebemos que amamos pessoas não conseguimos entender como vivemos sem tal pessoa durante todo esse tempo, e quando nos separamos e depois nos revemos sentimos tudo isso de novo. Pra mim o amor é isso, o sentimento de que uma pessoa completa e é essencial a nossa vida, por mais que ela não seja. Afinal nem tudo que sentimos é real...

Tendo o amor como algo tão único na minha vida me incomoda ver pessoas dizendo "eu te amo" a quem vê pela segunda vez, às vezes até na primeira. Mas acho que o grande problema de se banalizar o "eu te amo" é a falta de palavras pra quando se realmente amar alguém. Poderemos até dizer "eu te amo", mas será como dizer "obrigado"(se bem que há pessoas que dizem mais "eu te amo" do que "obrigado"). Talvez banalizar o amor não seja possível, já que sentimentos são pra se sentir, não pra se controlar, contudo podemos banalizar nossa maneira expressar nosso amor, causando uma angústia similar a uma falta de voz, temos as idéias, mas não as podemos expô-las, sentimos amor mas dizemos "obrigado".

Vai entender o ser humano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário