sábado, 30 de junho de 2012

Vai querer brigar?

Hoje me deparei com um ótimo texto, bem provocativo e interessante. Como quase sempre, eu o encontrei por compartilhações do Facebook (ah, o "compartilhar", a salvação e a desgraça da invenção de Mark Zuckerberg). O texto é esse aqui.

Depois de ler, eu fiquei pensando sobre a infalível ética que a autora sugere que deve reger nossas vidas, "pois pra mim, se você vê isso acontecendo e não fala nada, você também é opressor". Pelo que eu entendi, ela sugere que se você não é parte da solução, então é parte do problema. Essa rigidez moral de "ou você defende, ou você oprime" é uma visão ótima para reflexão: ela toca, ela te coloca no lugar da vítima. Contudo, é uma péssima maneira de viver.

Alguém que siga esses parâmetros à risca da linha não irá conseguir se relacionar. Pior, só irá se relacionar com pessoas que têm exatamente os mesmos ideais que ela, já que, por essa lei "omissão=opressão" irá combater qualquer fala em sentido contrário às suas crenças. Imagine o peso de viver com essa diretriz a vida inteira. Imagine brigar com cada um que te fura a fila, que te corta no trânsito ou que fica parado à esquerda nas escadas do metrô. Isso só no âmbito da organização das pessoas fisicamente, se formos para o campo das ideias, estamos amaldiçoados por essa lei. Imagine brigar com qualquer um que fale que bandido bom é bandido morto, que mulher é objeto, que é negro não é gente, que fizer piada com o holocausto, com doenças mentais ou físicas, com outras etnias, que fale mal do Palmeiras, do Corinthians, do São Paulo, do Santos, do Brasil, dos EUA, do cristianismo, do islamismo, do budismo, do ateísmo, do nudismo, do PT, do PSDB, do PV, do PQP, pqp!

Não dá. A vida em sociedade é angustiante, no sentido de que somos egoístas a ponto de não querermos que os outros tenham pensamentos contrários aos nossos, mas tem que ser convivida. Por isso, acredito que, sim, "omissão=repressão" é um pensamento válido, é ótimo, mas, se adotado, pode ser uma maldição. Não quero dizer aqui que defender seus pontos de vista é estupidez, só que defender TODOS os seus pontos de vista é estupidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário