segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Eufemismos

Eufemismo: palavra, locução ou acepção mais agradável, de que se lança mão para suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra, locução ou acepção menos agradável, mais grosseira ou mesmo tabuística.(Dicionário Houaiss da língua portuguesa Online)

Por que precisamos utilizar eufemismos? Ora porque há momentos em que precisamos "suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra, locução ou acepção menos agradável", mas por que o ser humano gosta de ser enganado? É o que me parece, e não que seja algo ruim. Preferimos ouvir que uma pessoa de quem gostamos "passou dessa pra melhor" em vez de "morreu" e odiaríamos se alguém chegasse a nós e falasse "ah ele bateu as botas", acho que porque essa expressão já adquiriu uma conotação cômica.

Imagino que nossa necessidade por eufemismos não seja para nos enganarmos, vai além disso, ela evidencia a grande carga de poder e sentido que cada palavra carrega em cada contexto. Outro exemplo seria alguém por quem você é apaixonado lhe dizer que "dormiu" com alguém em vez de dizer que "fodeu", "comeu", "deu" e mais o infinito vocabulário que temos pra designar o sexo... Eu não sei quanto a vocês, mas eu prefiro a primeira. "Dormir" com alguém carrega um sentido de carinho e afeto muito maior do que "foder", que por sua vez é muito mais carnal e banal. Nesse sentido, e adicionando o contexto de ser alguém por quem somos apaixonados, somente um masoquista preferiria ouvir que tal pessoa fodeu com não-sei-quem(por mais que tenha sido uma "fodida", em vez de uma "dormida"). Pode ser então que o eufemismo sirva pra enganar(com o fim de proteção, mas nem sempre) o outro de uma maneira muito discreta, além da sua utilidade em "suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra, locução ou acepção menos agradável".

É engraçado que depois disso percebo que deveria começar a usar mais eufemismos em minha vida. A verdade é que eu já fui muito radical, "se algo tem que ser dito, que seja dito da maneira mais crua", mas quando se trata da linguagem não há maneira "crua", uma vez que há muita conotação e sentido em quase tudo que dizemos. Devemos então usar o eufemismo a nosso favor, pra conseguir dizer coisas sem ter dito e ao mesmo tempo deixarmos nossa mente limpa? Não que eu ache isso o mais ético, mas é possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário