sábado, 26 de setembro de 2009

Avidez por uma visão política

É engraçado como as pessoas em geral são ávidas por uma visão política. Percebi isso no segundo colegial, quando um cara da minha sala me perguntou o que eu achava do governo Lula. Disse a ele que eu não tinha argumento pra dizer se era favorável ou contrário à política do presidente. Mesmo assim me perguntou "mas o que você acha?" e eu disse de novo que não tinha capacidade de avaliar. Acho que ele não tava interessado em discutir e pensar sobre política, queria era incorporar uma visão pronta, daquelas que se carrega no bolso e se diz pros outros em rodinhas, pra mostrar que tem visão de mundo (ainda faço muito isso). O fato é que eu comecei a pensar no porquê dele ter vindo me procurar. Talvez porque eu sou o "arquétipo do nerd" e por isso eu deveria ter uma visão política bem avaliada. Sempre gostei de instigar os outros. Por exemplo em rodinhas nas quais se fala mal do Lula, perguntavam-me o que eu achava dele e eu dizia que não o achava tão ruim, era o fim do mundo pra muitos. Mas o irônico é que quem demonstra não pensar como a maioria acaba sendo procurado quando se quer uma posição mais séria (não que eu me inclua nesse ponto, não tenho visões bem pensadas sobre qualquer assunto, exceto sobre pena de morte).
Voltando à questão da avidez, eu também tenho esse problema, quero ouvir alguém expor sua visão de um modo claro e bem argumentado. Mas tenho preguiça, ou outras prioridades. É vergonhoso. É tão mais fácil incorporar visões, e não criar as suas. Isso na verdade é um grande perigo, tanta gente querendo absorver visões sem pensar, pode dar em merda. Ou pior pode dar em fascismo. Um filme bom sobre isso é "A Onda" que mostra como a população "estudada" não está preparada pra pensar por ela mesma, principalmente a jovem, que quer mais é agir.
Tá na hora de ler jornal.

3 comentários:

  1. Mas, Pedrinho!! Demora uma vida inteira para você conseguir desenvolver suas próprias visões de mundo... As coisas não são assim tão fáceis não! Ainda bem que além de estudar pra caramba, você escreve aqui e até lê o jornal! Quer caminho melhor para formar suas próprias opiniões? E, grande notícia!, sobre pena de morte você já tem uma exclusiva!!! O problema é que, além de tudo, nossos conceitos estão sempre em contante transformação, afinal, estamos vivos!
    Um grande abraço em você, moleque!

    ResponderExcluir
  2. Mas então, o que você acha mesmo sobre o governo Lula? huhuhu. muito bom o blog, pedro =D parabéns

    ( Bruno, o futuro removedor de caries )

    ResponderExcluir
  3. Pois é, criar a própria visão de mundo dá um trabalho do cão. E ainda nos obriga a tomar atitudes na hora de defendê-la, por que sempre aparece alguém querendo que mudemos.
    Principalmente quando esta vai contra a corrente, aí é que são elas.
    Passe lá no Águas (http://seuzenando.blogspot.com/), qualquer hora dessas.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir