quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Parabéns, Olimpíadas, Enem e Zelaya

O blog hoje faz um mês. Tô feliz com ele, nesse tempo já teve mais de 77 pessoas diferentes acessando e um post bombando com 9 comentários! Vamos ver se eu consigo fazer jus a essa fama recente. Aliás, eu sei que num tô conseguindo, mas tá chegando a hora da onça beber água e as coisas tão ficando tensas aqui. Mesmo assim vou ver se eu escrevo mais aqui e continuem me cobrando!

Eu não era um entusiasta das Olimpíadas no Rio, e continuo não sendo. Depois de ouvir a opinião de muita gente tenho minhas considerações. Alguns disseram que se o Brasil fosse esperar não ter mais problemas de maior importância para fazer as Olimpíadas, nunca a faríamos. Ora, isso é uma consequência de políticas incompetentes e mal dirigidas pra educação e saúde públicas! Se o Brasil fosse um país sério, parafraseando de Gaulle, erradicaríamos tais problemas com o passar do tempo e, aí sim, receberíamos esse evento de tanto prestígio sem remorso. É verdade que as Olimpíadas trazem desenvolvimento ao local onde são realizadas, por exemplo a Vila Olímpica, que vira habitação popular ao término do evento, e a infraestrutura que fica nos esportes pros cidadãos. Contudo, temos o Pan 2007 como legado um tanto quanto falho, uma vez que a passagem das casas pros populares enfrenta problemas burocráticos até hoje, o Engenhão foi arrendado por um preço ridículo ao Botafogo para não ficar em desuso e o orçamento continuou a crescer vorazmente até o final do evento, sendo que até hoje o Tribunal de Contas da União não resolveu essa situação. Esses eram os motivos que me levavam a não querer as Olimpíadas no meu país. Mas nosso Pan não foi o suficiente pra evitar que elas viessem pra cá. Então o que sobrou pra mim e pra vocês é fiscalizar esse evento o máximo que pudermos, mostrar que somos receptivos e torcer muito: pra que nosso país realmente adote uma política esportiva séria, para que o superfaturamento seja mínimo e para que ganhemos algumas medalhas também!

Outro assunto que tá bombando é o cancelamento do Enem. Acho que isso é reflexo da importância que o governo dá pra educação, mas não só na esfera federal, afinal a educação do tão poderoso, rico e arrogante estado de São Paulo não está entre as melhores do Brasil há um tempo. Contudo não dá pra crucificarmos o governo e dizer que aquilo tudo é uma palhaçada, é verdade que ainda tá muito ruim, mas parece que eles realmente querem mudar. Estão procurando melhorar, em alguns poucos aspectos, mas estão.

Já o hondurenho mais brasileiro do mundo continua em nossa embaixada, pressionando o governo provisório. A Veja acusa o Brasil de imperialismo "megalonanico", acho que ela só tá querendo meter uma mala e ser arrogante. O Brasil concedeu asilo político a um refugiado, como é dever de toda nação que se diga democrática. Só que nosso país cagou em permitir as transmissões de mensagens incitando a revolta da população hondurenha de dentro da nossa embaixada, perdendo a tradicional neutralidade brasileira. Mas parece que, de tanto que eu demorei pra falar sobre isso aqui, o conflito está quase sendo resolvido, tendo apenas a questão da restituição de Zelaya sem um consenso. O presidente deposto forçou a barra querendo mudar a constituição para poder se reeleger, mas na medida em que o referendo ratificasse essa decisão de uma maneira justa(ou seja, com voto secreto), no meu entender essa ação seria perfeitamente democrática. O que não é democrático é depor um presidente eleito legalmente e legitimamente.

3 comentários:

  1. Graaande, Galeto!

    Seguinte, vamos por partes.

    1) Olimpíadas:
    1.a Desenvolvimento local: totalmente questionável. Tome o caso de Atenas e você verá que tal desenvolvimento não é automático. Ele pode vir, ou nããão... (como diria nosso ex-Ministro da Cultura).
    1.b Receber bem o evento: lembre do nosso comportamento no Pan, vaiando os atletas das outras delegações.
    1.c Repasse de infraestrutura: no país do futebol, infraestrutura de treino de outros esportes está fadada a virar fantasma (como os centros de treinamento em Atenas).
    2) Enem:
    Estão abrindo a porteira do Ensino Superior, ao invés de consertar os níveis anteriores. Receita certa para emburrecer a nação...
    3) Zelaya:
    O Manual do Perfeito Idiota Latino Americano explica...
    De resto, feliz níver pro teu blog e boa sorte com o vestiba.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir