sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Será que eles são?

Seus valores são beleza, força, unidade, ostentação e agressão aos diferentes. Se identificam com com sinais e dizeres próprios. Possuem seu uniforme e se orgulham muito disso. Poderia-se estar falando dos nazi-fascistas, mas na verdade é sobre as exatas do anglo vestibulares. Forçado? Nem tanto...
Fui assistir ao filme "A Onda" e a ideia de que o fascismo talvez esteja ainda na nossa sociedade e possa explodir a qualquer momento ficou em minha cabeça. Foi quando a sala 1 resolveu fazer a sua própria camiseta, um uniforme que, coincidentemente, é preto. Isso me chamou muito a atenção e eu comecei a reparar nas outras atitudes que são características das exatas. São extremamente unidos(são os que mais reúnem torcida durante o interclasses), tem os "dizeres"-desculpem pelo "dizeres", não achei termo melhor- "Só macho e gostosa", evidência de que valorizam a força e a beleza físicas, em detrimento de qualquer outro atributo. Desvalorizam os diferentes, nesse caso as humanas, com um sentimento orgulhoso de opressor, dizendo "só viado" e achando que são bem melhores que "as mocinhas" das salas 2, 17, 21 e 23. Antes que digam que isso é forçação de barra de um "humaninhas" que tem inveja, digo que eu fiquei com uma puta vontade de ser das exatas e foi aí que eu percebi um dos aspectos mais significativos do fascismo bem na minha frente: a empolgação. O movimento fascista é uma corrente que chama atenção, é bonito, é legal, dá vontade de participar, de se sentir parte do grupo, de chamar o pessoal da sala 2 de viado e de usar a camiseta que é só pra macho e gostosa. É algo totalmente impensado você simplesmente quer ser que nem eles, porque eles que são legais! É impressionante. Reparem um pouco nesses aspectos das exatas, assistam a "A Onda" e me digam se eu to viajando demais.

4 comentários:

  1. Pedro, ótima análise..
    fico muito boa.. mas.. sim vc viaja.. não por não fazer um pouco de sentido no que você falou.. mas nem tudo que é bonito, legal, oprime os diferentes, da vontade de participar é ruim, facista e tudo mais.. vc ta particularizando uma coisa muito abrangente pra um único movimento só pq ele teve maior destaque..
    Além disso, se apenas por resposta ou não.. as humanas fazem igual: falam mal das exatas (que soh tem nerd, virgem e bagulho) também abrem a porta pra chingar, quiseram fazer camiseta como resposta e zaz.. e zaz..
    conclusões:
    Exatas, só macho..
    Humanas, só viado e gostosa..
    e, Pedro, você é gay!
    hsiauhsauia

    ResponderExcluir
  2. Preciso parar de te levar pra ver esse tipo de coisa...haha
    Eu acho que a análise, apesar de fazer sentido, forçou um pouco a barra, pe...
    É natural do ser humano querer fazer parte de um grupo, se identificar com as pessoas, escolher esse critério de identificação, etc. O homem é um ser social (Aristóteles disse, eu só concordo). E nesse sentido, sempre vão existir richas entre grupos "opostos", que se excluem mutuamente (existe até a teoria desse cara, o Schmitt que fala sobre isso), e é a convivência entre eles (mesmo que seja meio pesada)que nutre as diferenças e consolida a identificação entre as pessoas em torno dos fundamentos de cada um. Essas manifestações reforçam as fronteiras entre as linhas de pensamento de cada grupo...
    Desse convívio pacífico (pq ninguém elimina ninguém fisicamente, pelo menos não que eu saiba! haha), mesmo com richas, cada um dos grupos coloca a sua opinião coletiva como bem entender, e daí advém a base do nosso sistema político...
    A chave é a convivência das múltiplas aglomerações de opiniões e idéias comuns, apesar da abordagem ás vezes ríspida entre elas.

    Desculpa subverter a sua análise, mas agora que já foi, o que me resta é dizer: "Bem vindo à Democracia!" haha

    ResponderExcluir
  3. Pedro, tenho dois comentários a respeito da sua postagem. Primeiro, que achei muito criativo da sua parte fazer uma analogia entre o filme e a atitude das Exatas. Você conseguiu juntar vários argumentos, além da carga irônica, que eu achei ótimo! Deu pra dar umas risadas!
    Mas, por outro lado, tenho que concordar com o Leo: nós, de Humanas, também fazemos parte de um grupo, unido da nossa maneira, que vira e mexe manda respostas à sala vizinha. Por isso, não vejo um lado tão negativo assim nas manifestações de ambas as turmas, já que estas brincadeiras estão presentes há muito tempo no ambiente dos Cursinhos, contribuem para aliviar as pressões desse ano tão estressante e são, na maior parte, levadas na boa pela maioria dos alunos e professores.
    Apesar do radicalismo, repito: achei super criativo sua analogia! Espero as próximas...
    Beijos da sua vizinha de cadeira, Giovanna.

    ResponderExcluir
  4. Tá bom tá bom, vocês me convenceram! Eu tava viajando demais...

    ResponderExcluir